terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Construindo uma boa relação com seu filho

Muitas vezes presenciamos pais e mães desconhecidos em atitudes de total indiferença com seus filhos em público. Quando não há indiferença às vezes há grosseria e rispidez ao se dirigir a eles. Claro que não temos como concluir nada de rápidos momentos, seja num restaurante, shopping ou passando na rua, mas estas cenas muitas vezes me levam a pensar, como está sendo construido o relacionamento dos pais com os filhos hoje em dia.

Sabemos muito bem que crianças são geniosas (quem não é?) e aprontam coisas que não esperamos, mas até que ponto a ignorância no tratamento dos filhos pode interferir na formação da personalidade dos pequenos?

Creio que devemos investir pesado na construção de um relacionamento sadio com nossos filhos desde cedo.
Ouço diversas vezes a frase "ele é muito pequeno, não entende o que você está falando..." e vejo que está é uma grande bobagem! As crianças são extremamente sensíveis e entendem sim tudo o que falamos, e principalmente a forma como nos dirigimos a elas. O tom de voz é a chave para que nossos filhos identifiquem se o que falamos é suave aos seus ouvidos ou significa uma reprovação ao seu agir.
Pais que costumam gritar, estão sempre estressados e ignoram seus filhos não sabem o mal que estão fazendo a eles! Desde a gestação a criança sente tudo que está ao seu redor.

O estresse do dia-a-dia, os problemas cotidianos e as queixas da vida moderna não podem ser desculpas para que falte a paciência com as crianças.
Se há pouco tempo para conviver com seu filho, aproveite ao máximo os momentos em que estejam juntos. Brinque, abrace, demonstre todo o amor que você tem por ele, pois certamente cada momento de convivência ficará marcado na memória da criança.

Cultivar os laços fraternos diariamente desde cedo certamente farão da relação futura com os filhos um sinal de respeito, admiração e companheirismo perpétuos.