quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os cuidados da gestante

Muito se fala sobre os preparativos para a chegada do bebê, e algumas vezes a mãe acaba ficando de lado.
Sabemos que um bebê prestes a chegar traz uma alegria imensa para a família e os amigos, mas, para que o novo membro da família nasça saudável, é preciso cuidar da saúde da gestante.

Alimentação

A alimentação é sempre o ponto principal neste aspecto. Ter uma alimentação saudável é primordial para todas as pessoas. Presencio vários casos de mulheres que só passam a se preocupar com o que comem quando estão grávidas. Isto é um erro, e comer corretamente não será um prazer e sim uma tortura.

Se encontrar um pedacinho minúsculo de cebola em meio ao prato de comida é motivo de desespero, pensar em legumes e verduras lhe dá calafrios ou encarar uma refeição repleta de vegetais coloridos é sinônimo de desistir de comer, estes são sinais de que é preciso fazer uma reeducação alimentar.

Ninguém passa a adorar verduras de uma hora para outra. Experimentar os alimentos é o ponto central do processo. Gradativamente vamos nos acostumamos com os sabores, até o estágio em que passamos a gostar deles. Se este processo de aprender a comer corretamente for muito complicado de se iniciar sozinho, é recomendado buscar ajuda profissional. Nutricionistas e Endocrinologistas saberão ajudar e indicar por onde começar.

Hidratação

A pele durante a gestação sofre alterações. Não apenas a pele, mas também os cabelos e as unhas.

Realizar uma boa hidratação na pele, principalmente na barriga, seios, coxas, braços e costas, é uma boa maneira de evitar ou diminuir as estrias decorrentes da distensão do abdômen. Óleo de amêndoas somado à um creme hidratante especifico para gestantes, aplicados durante e após o banho, respectivamente, podem  amenizar ressecamento e hidratar tais áreas.

Exames


Durante o pré-natal, são requisitados vários exames, alguns mensais, para um melhor acompanhamento do desenvolvimento do bebê e das alterações sofridas pela mãe.
Ultrassonografia e laboratoriais de rotina (hemograma, fezes, urina, glicose,...) são os mais comuns. Dentre os mais específicos temos a curva glicêmica, que auxilia no diagnóstico de alterações dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

É também denominado Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) e permite verificar o quanto a glicose aumenta no sangue após a ingestão de uma solução contendo um tipo especial de açúcar (glicose).

Após uma coleta de sangue em jejum para a dosagem da glicose, ingere-se a solução de glicose. Após a ingestão, são realizadas uma ou mais coletas de sangue para novas dosagens da glicose. (Fonte: Bio-Marau Laboratório de Análises Clínicas)

Em resumo: Em jejum, é realizada uma coleta normal de sangue. Em seguida é servido um copão com água, onde é diluído um saquinho com um pó branco. Esta é a solução de glicose, e por isso é muito doce. Dependendo da solicitação médica será feita apenas uma coleta após uma hora, ou coletas após 1h, 2h e 3h.

Na minha opinião, este é o exame mais desagradável do pré-natal, pela demora e consequentemente a fome que sentimos. Mas também é muito importante. Foi através dele (e do líquido amniótico apresentado na USG) que pode ser diagnosticado meu diabetes gestacional.

Graças a Deus, após o nascimento, o diabetes desapareceu.

Circulação

O ganho de peso durante a gestação faz com que nos sitamos cada vez mais cansadas. Nossas pernas, por suportar todo este peso, são as primeiras a "ligar" o alerta de socorro.

Sempre que possível, eleve as pernas (se puder deitar melhor ainda!). Meias de compressão também são excelentes para amenizar as dores.  Utilizar sapatos ou sandálias baixas, ou até rasteiras, também ajudam.

Alguns médicos recomendam dormir do lado esquerdo, com os joelhos dobrados. Segundo eles, esta é a melhor posição para dormir, pois auxilia na circulação.

Utilizar 2 ou mais travesseiros também é uma ótima dica. Um para a cabeça, um entre as pernas, e outro para apoiar as costas torna a noite de sono da gestante mais agradável.

O ideal é encontrar uma posição confortável para dormir, pois não existe uma regra.