segunda-feira, 4 de julho de 2011

Enxoval: vamos às compras!

Pensar que um bebezinho está por vir é muito bom. E a primeira coisa que vem na cabeça é ir ao shopping, comprar a primeira pecinha de roupa e imaginar seu filho vestidinho nela.

Ótimo! Mas um conselho: tente se controlar. Sei bem que a vontade de ir às compras é enorme, mas existem etapas a serem cumpridas antes do enxoval ser comprado. São dicas simples e que todo mundo sabe, mas nunca é demais relembrar.

1 - Aguardar para saber o sexo do bebê


Sabemos que existem cores neutras, tanto para as roupas e acessórios, quanto para a decoração do quarto. Mas temos que concordar que preparar os detalhes de forma direcionada é muito mais interessante do que tentar encontrar itens que sirvam para meninos e meninas.

2 - Planejar o quarto


Com a chegada de um novo membro, a casa da família deverá passar por mudanças. Decidir sobre o quarto do bebê e a disposição dos móveis obviamente vem em primeiro lugar que as roupas. Além de tudo, esta etapa prescinde de busca de orçamentos, pesquisa e organização.

3 - Presentes


Este item é o que acho mais interessante, pois quando pensamos no enxoval, buscamos logo no Google, ou pedimos à uma amiga que foi mãe a pouco tempo, listas e mais listas de sugestões para adaptarmos.
Na euforia de providenciar tudo e não esquecer de nada acabamos comprando mais do que é necessário. E pior, esquecemos que durante toda a gestação sempre surge um presentinho de alguém. Seja parente, amigo, colega de trabalho, as lembrancinhas para o bebê aparecem de todos os lados, mesmo para quem mora longe dos parentes ou tem poucos amigos. Não é exagero, é fato.

Em resumo:

- Controlar a euforia de sair comprando tudo o que ver pela frente.
- Esperar saber se você terá menino ou menina.
- Planejar, orçar e organizar o quarto do bebê.
- Buscar listas de enxovais, porém adaptar ao seu gosto e necessidade.
- Comprar (muito) menos do que será necessário.

E lembre-se: Se faltar algo após o nascimento será fácil de providenciar, e não se corre o risco de sobrar uma pilha de lençóis, roupinhas RN, etc.