domingo, 18 de setembro de 2011

Excesso de Leite: o que fazer?

Amamentar é uma das maiores atitudes de amor, carinho e cuidado. Além de gerar uma criança, saber que também podemos alimentá-la é algo indescritível. As sensações no momento da amamentação, passadas as primeiras dificuldades de adaptação, são da mesma forma impossíveis de expressar em palavras.

A falta de leite traz muitas dúvidas e frustrações para algumas mães, mas também o seu excesso pode acarretar problemas. Mamas endurecidas, vazamentos fora de casa (apesar do uso de absorventes para seios),  e a temida Mastite.

Uma das opções para estas mães é a doação do leite excedente. Existem algumas instituições que aceitam doações e possuem banco de leite.

Aqui em Recife a mais conhecida é o IMIP. Seu banco de leite foi inagurado em 1987, iniciativa em prol do aleitamento materno e do direito à amamentação. 
É considerado pelo Ministério da Saúde Centro de Referência em Banco de Leite Humano e Aleitamento Materno para o Nordeste do Brasil.

O IMIP realiza o trabalho de orientação às gestantes, auxilia no tratamento de problemas na mama após o parto, realiza coleta, processa e distribui o leite materno.

As doações podem ser feitas no banco de leite e, quando necessário, uma pessoa é enviada até a casa da doadora para recolher o leite.

Como estocar leite materno (Fonte: http://www.imip.org.br/)

O armazenamento de leite é muito importante para as mães que precisam voltar a trabalhar, e tem que ser feito com muito cuidado. Para retirá-lo é preciso:
  • Lavar bem as mãos
  • Cobrir a boca 
  • Prender o cabelo.
O leite tem duração de até duas horas em temperatura ambiente. Se colocado na geladeira, o leite pode ser conservado por até 12 horas e até 15 dias, se mantido no freezer ou congelador.
Para armazenar durante 6 meses, é preciso pasteurizar o leite materno. Isso só pode ser feito no Banco, já que o leite passa por um processo de controle de qualidade antes de ser doado ou devolvido para a mãe. 
A equipe do Banco de Leite do IMIP é formada por 13 profissionais, sendo eles pediatras, enfermeira, bióloga, nutricionista, farmacêutico e técnicos de enfermagem. O atendimento é feito de segunda à sexta, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas.  
 
 
 
Fica a dica que traz benefícios para quem doa e principalmente para quem recebe.